top of page

Uma volta pelo Youtube da Alemanha

Um dos meus passatempos favoritos é assistir vídeos no Youtube. Quando eu tenho tempo, passo horas e horas pulando de vídeo em vídeo. E como preciso dar uma treinada no meu Alemão, pensei: "ah, por que não dar uma olhada nos canais da Alemanha?"

Primeiramente, acho que o Youtube é bem válido para praticar a língua, pois a linguagem usada no Youtube se aproxima muito da linguagem cotidiana, principalmente se for comparar com séries e filmes. Além disso, faz muito mais sentido ver um alemão falando, diretamente, do que assistir alguma série que foi produzida por empresas americanas e dubladas em Alemão. Em vlogs dá pra observar também alguns aspectos comportamentais, as gírias e a forma de agir deles. E é de graça!

Essa lista não é exatamente um Top, é só a minha opinião pessoal sobre vídeos de diversos temas que encontrei hoje (14/11/2017) nos trendings do youtube.de.

Tem muitos vídeos em Inglês, e em outras línguas também, não consegui identificar quais.

1. Música (#22)

Já conheço algumas músicas alemães, por já morar aqui há algum tempo, e esse vídeo aqui me interessou logo de cara

Por sinal, pra quem está aprendendo, recomendo fortemente procurar as músicas originais desse vídeo. A maioria delas são músicas pop e não são cantadas tão rápido, dá pra diferenciar as palavras e cantar junto. Elas também frequentemente tocam nas baladas daqui, se isso interessa. É bom pra ter uma idéia do tipo de música que tem aqui.

Continuando...

2. Física (#3)

Achei esse canal aqui bem interessante. São vídeos bem curtinhos, normalmente não passam de 4 minutos, explicando alguns fenômenos da física. Esse por exemplo, explica o Paradoxo de Fermi. Para os intusiastas de física, é um canal incrível, com uma arte muito bonitinha. Acho que não temos algo assim no Brasil.

3. React (#1)

Abri esse vídeo esperando algo como os vídeos de react do Felipe Neto, e fiquei bem decepcionada. Não entendi muito bem qual é a desse vídeo que ele está reagindo, mas os "youtubianos" de longa data na Alemanha devem saber. Eu fui atrás de outros vídeos dele e esse canal demonstra perfeitamente a seriedade dos alemães. Nada de gritinhos agudos, de ficar rindo alto no meio do vídeo, tirar sarro com quem está atrás das câmeras. Até tem, mas é muito mais discreto. O vídeo todo em sí é bem mais silencioso do que os do nosso Felipe Neto.

4. Filmes e Séries

Gostei muito desse aqui. Os dois apresentadores são bem extrovertidos (para os padrões Alemães) e tem aquela musiquinha de Fundo para animar. Outra coisa que me chamou muita atenção é o fato deles serem pardos, cabelo enroladinho, fugindo completamente do padrão Alemão "loiro, pálido e alto" (e sim, a maioria aqui aparenta assim mesmo, não estou "idealizando"). Além disso, só de dar uma olhada em todos os vídeos deles, dá pra perceber que o conteúdo é bem interessante para os fanáticos por filmes, séries, e os Geeks da vida.

5. Internet (#11)

Sim, esse canal fala sobre a Internet, alguns dos títulos dos vídeos dele traduzidos: "os problemas das paródias no Youtube", "por que as páginas do Facebook fazem tanto sucesso?", "por que tem tão poucas ficções no Youtube". E eles também têm um quadro semanal de analisar Thumbnails. O vídeo em particular é sobre a compra dos primeiros lugares nos Trending, um problema que ta acontecendo no Youtube da Alemanha agora. Parece que alguém descobriu o algorítimo que o Youtube usa para colocar os vídeos nos Trending, e ta se aproveitando pra ganhar em cima disso.

Esse formato de vídeo, em que as imagens vão passando e alguém vai narrando, é bem mais comum no Youtube da Alemanha que no Brasill. Eu pessoalmente não gosto muito, parece que estou assistindo um documentário, e o que eu mais gosto no Youtube é a sensação de proximidade com os vloggers. Mas o canal me ganhou pelo conteúdo dele (eu amo o Youtube).

6. Atualidades (#33)

Esse canal aqui eu já conheço e gosto bastante dele. O vídeo de hoje é sobre a nova série de O Senhor dos Anéis que vai ser produzida pela Amazon. Os temas dos vídeos são bem variados, e os vídeos são muito bem produzidos. Ele me lembra um pouco o canal Nostalgia, porém os vídeos são mais curtinhos e objetivos, quase todos com 7 minutos em média.

Algo que eu percebi, é que em geral os vídeos são mais produzidos que no Brasil. No Brasil o que predomina são Vlogs: pessoas que simplesmentem ligam a câmera, falam sobre algo, e conseguem manter a frequência de vídeos diária, ou perto disso. Por exemplo, Felipe Neto, Whinderson Nunes, Jout Jout, Dani Russo, etc. Na Alemanha, pelo o que eu pude perceber, a tendência é que os vídeos sejam mais trabalhados, com roteiro, cenário, e uma boa pós edição. Claro que tem Vlogs mais simples, mas eles não estão nos trendings, e nem nas listas de mais inscritos, como é o nosso caso.

Outra coisa é que a comunidade do Youtube na Alemanha é bem menor, e bem menos ativa que no Brasil. No SOCIALBLADE o canal com mais Inscritos da Alemanha, um canal de fultebol chamado FreeKikers, tem "meros" 5,938,798. Enquanto isso, no mesmo site, o nosso Whinderson Nunes já está com 24,707,228. Os views não são proporcionais, o FreeKikers tem 1,526,477,333 e o Whinderson 1,989,096,559. A minha interpretação sobre esses números é que, embora os vídeos sejam vistos, os alemães não interagem muito, não se inscrevem, nem comentam. Essa falta de interação não é só no Youtube, eu sinto a mesma coisa no Instagram e no Facebook. Eles não são ativos nas redes sociais tanto como a gente, e eu acabo tendo a sensação de que a Internet aqui é meio parada.

Se vocês gostaram não esqueçam de compartilhar.

Fontes:

https://socialblade.com/youtube/top/country/br/mostsubscribed

https://socialblade.com/youtube/top/country/de/mostsubscribed

Featured Posts
Versuche es später erneut.
Sobald neue Beiträge veröffentlicht wurden, erscheinen diese hier.
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Noch keine Tags.
bottom of page